Confesso que ainda não consegui engrenar os estudos. O que está sendo mais difícil é parar de ficar chorando o leite derramado, de pensar nos erros cometidos e de ficar perdendo tempo com bobagens. Sempre que começo a estudar, encontro uma forma de me distrair. Uma delas é ficar zapeando na internet, indo de site em site lendo sobre temas que não guardam relação nenhuma com o AFT. Mas encontrei algumas coisas interessantes que vão ajudar a mudar esse cenário.
Lendo no fórum do CorreioWeb, vi que postaram as questões das provas discursivas e lendo-as percebi que, se eu tivesse passado para a 2ª fase, provavelmente teria ficado, pois as questões não estavam nada fáceis. Isso considerando que havia nota de corte de 50%. Talvez no total até pudesse somar muitos pontos, como algumas das pessoas que escreveram no fórum, que fizeram pontuação maior do que quem foi aprovado, mas não conseguiram o mínimo na dissertação.
Por incrível que pareça, isso fez eu me perdoar mais e me tirou aquela sensação de que faltou pouco. Não faltou pouco, faltou muito! Não estava bem preparado para passar e admiro mais quem conseguiu essa aprovação, mesmo com todas as trapalhadas da banca.
Outra coisa boa foram os depoimentos que li de quem passou. Deixo aqui os links de alguns, inclusive do primeiro colocado, Adalto Araújo:
- Adalto Araújo de Oliveira Júnior para o site Estratégia Concursos
- Daniel Cavalcanti Magalhães para o site Concurseiro 24 horas
- Adinoél Sebastião para o site Estratégia Concursos
Lendo as mensagens no fórum e os depoimentos, acho que vou mudar meu plano de estudos e vou incluir Contabilidade e Direitos Humanos, pois há tempo para isso e não há espaço para negligenciar nenhuma matéria.
Termino este post com um fragmento da estrevista do Adalto para o Estratégia:
Sei que existem vários motivos para se prestar um concurso público, mas a minha dica é: apaixone-se pelo cargo que você deseja. Não só pela estabilidade e pelo contracheque, mas pelo cargo em si. Conheça a carreira que voce está prestes a integrar, seus pontos positivos e negativos. Passe a raciocinar como um membro dela. Isso tornará tudo mais fácil. E mais, saiba que as provas serão injustas e as bancas examinadoras pouco razoáveis, e que quase nada sairá como planejado; e esteja preparado para isso.
A partir daí, respire o seu concurso 24h por dia. Abdique, na medida do possível, de tudo aquilo que possa te afastar do seu objetivo. O lazer é importantíssimo, mas apenas até o ponto em que esteja potencializando seus estudos. Redes sociais são dispensáveis. Conheça os seus pontos fortes e os explore; mas saiba também de suas limitações e aprenda a contorná-las.
Aceite-se como concurseiro e entenda que é só uma fase, difícil, mas passageira, em que você terá que deixar de lado muito daquilo que te faz feliz. Compreenda que há duas opções: dar o seu melhor e conseguir a aprovação, ou dedicar-se pela metade e jogar tempo e dinheiro fora.
Quando estiver cansado e achar que a leitura não está rendendo, pare o cronômetro, vá ao banheiro e lave o rosto, se preciso chore por alguns minutos, mas volte aos estudos tão logo quanto possível, de cabeça erguida e pronto para mais HBCs.
Tenha certeza de que no final cada abdicação valerá a pena. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário