22 de outubro de 2013

Fontes de Estudo

Continuando as Dicas para AFT, toda preparação para concurso requer bons materiais de estudo. Como o mercado de concursos públicos movimenta bilhões por ano, o que não faltam são opções de cursos presenciais, telepresenciais, on line, em PDF e livros, muitos livros sobre os mais variados temas. Difícil é saber no que confiar, certo?

Como já disse no post Projeto AFT 2015/2016, para assuntos novos, acho interessante assistir uma videoaula. Essa opção também serve para aqueles que estão começando a estudar para concursos. Mas se você não tem disciplina para assistir aula em casa, todos os dias, sugiro procurar um curso presencial mesmo. No meu caso, eu assisti aulas do Eu Vou Passar.

Só pra deixar claro, não há nenhuma publicidade paga aqui nesse post. Todas as indicações são devido a ter me identificado com o material, com o/a professora/a e, principalmente, com a qualidade do produto.

Voltando, no EVP tem cursos para quase todas as disciplinas que caem no AFT. Não sei se tem de todas, pois parei de assinar quando deixei de precisar. Mas sei que tem das principais. Recomendo os cursos dos professores Sylvio Motta (Constitucional), Hugo Góes (Previdenciário) e Mário Pinheiro (SST).

Para quem dispõe de mais recursos, há também os cursos do Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), que ouvi dizer serem muito bons também, mas não posso dar minha opinião mais concreta. Li o livro dele. É um bom livro para iniciar o estudo de Direito do Trabalho, mas não acho suficiente para o concurso.

Ao escolher um material, sempre deve se ponderar custo, benefício e efetividade, ou seja, vou pagar qual valor por quais benefícios e vai me possibilitar o resultado que eu quero, ou tem outra opção melhor? Confesso que recorro a videoaulas somente para introduzir algum assunto ou para complementar, quando tenha tempo. Senão, prefiro ler ou um bom livro, ou uma aula em PDF.

Sobre livro, para Direito do Trabalho, recomendo o do Ricardo Resende (Direito do Trabalho Esquematizado), por ser bem completo. Eu não consegui ler todo antes do edital, mas me ajudou muito e vou continuar com ele. Para Constitucional e Administrativo, eu gosto muito dos da dupla Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. As versões resumidas são suficientes.

Mas a minha maior fonte de estudo mesmo são os cursos em PDF. Existe um infinidade de cursos disponíveis. Os mais famosos são o Ponto dos Concursos e o Estratégia Concursos. Do Ponto gostei dos cursos da Claudia Kozlowski (Português), do Francisco Mariotti (Economia do Trabalho), da Mara Camisassa (Sociologia do Trabalho e SST) e da Déborah Paiva (Direito do Trabalho). Do Estratégia, Claudenir Brito e Rodrigo Fontenelle (Auditoria), Mário Pinheiro (SST e Direito do Trabalho), que é AFT de 2010, e Ali Mohamad Jaha (Previdenciário).

Uma amiga, Aurea, que fez 150 pontos na 1ª fase do AFT 2013 e certamente será aprovada e bem classificada no resultado final, indicou para Contabilidade o curso do Silvio Sande. Segue o relato dela:
Vi um depoimento q o garoto falava: "passei no ICMS de SP, estudei com Silvio Sande, o cara é um monstro da contabilidade" Fui atrás do curso do cara. #+s@~?, absurdo em 2 meses estudei com ele só exercicio, aprendi a fazer prova de contabilidade, não contabilidade (errei 3 questões, 1 recorri, e deixei uma em branco) e auditoria (errei 1). O cara é muitooo #+s@~?. Foi indicando tudo q a CESPE gosta ( falou assim: ponto de equilíbrio, decora isso ai, liquidez é isso q a cespe gosta e assim foi, qdo vi a prova nem acreditei) Fiz mais de 600 questoes de contabilidade.
Outros cursos, ou não tive oportunidade de adquirir, ou não gostei. E como gosto é subjetivo, prefiro falar só os que eu achei bons. Conversem com outras pessoas, participem dos fóruns e colham mais informações antes de adquirir o seu material ou se matricular em um curso. É sempre bom ouvir a opinião de quem já passou no concurso ou, pelo menos, já se dedicou a estudar para ele. Vou tentar colher alguma informação da galera que vai ser aprovada agora em 2013. Espero que eles contribuam conosco.

E você, tem alguma dica de material para compartilhar? Discorda de algum? Gostaria de complementar alguma informação? Comente abaixo e contribua com nossa comunidade de concurseiros.

2 comentários:

  1. Em relação a fontes do estudo, acredito que os cursos do ‘Eu Vou Passar’ representam o melhor custo/benefício atualmente. Recomecei os estudos em janeiro deste ano, visando a carreiras fiscais. Gostei bastante das aulas do Rogério Renzetti (Direito do Trabalho), no referido site. Acho importante que o candidato, tão logo adquira alguma noção da matéria, passe a estudar baseado em resolução de muitas questões de provas anteriores, (preferencialmente da mesma banca elaboradora do concurso que se pretende) e no acompanhamento da jurisprudência. Há excelentes sites voltados à resolução online de questões, tais como o “questões de concursos” e o “tec concursos”. Quanto à jurisprudência, o Cespe, por exemplo, tem cobrado, inclusive nas provas discursivas, conhecimentos de julgamentos muito recentes do STF e do STJ, disponíveis nos informativos publicados por aqueles tribunais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Matheus. E agora para o AFT sugiro que estude, pelo menos, com base nas questões de CESPE e ESAF, mas, se puder, não restrinja a banca até sair o edital.
      Hoje penso que, depois que sair o edital, o melhor é restringir (claro se houver questões o suficiente para estudar). Abs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...