23 de outubro de 2013

Ferramentas de estudo

Ainda sobre Dicas para AFT, algumas ferramentas na web podem ajudar muito o concurseiro. Eu uso muito as do Google Apps: Google Drive e Agenda. Você pode acessar esses apps na página inicial do Google, no menu superior.

Uso o Google Drive para criar arquivos e salvar na nuvem. Permite que você trabalhe em colaboração com outra pessoa. Por exemplo, você escreve uma dissertação e compartilha comigo o texto para que eu corrija. É bastante interessante.
O Google Agenda, permite criar um calendário e adicionar eventos nesse calendário. Salvei uma imagens que ilustram bem as funcionalidades.




Depois de montar o calendário de estudos, vou criar a agenda AFT e adicionar todos os horários de estudo lá. Assim conseguirei me organizar melhor. Teste e digam o que acharam.

Existem algumas plataformas que podem ajudá-lo no planejamento de estudos e na execução do seu planejamento. Dois exemplos são o TUCTOR, um site estilo aplicativo, inclusive com versões para smartphone, o qual lhe ajuda a montar a grade de estudos e a executar seu programa de estudos por meio de diversas funções. Ainda não testei completamente, pois me pareceu meio complexo e demorado. Mas quem quiser experimentar, depois passa um feedback quem eu publico aqui. Abaixo um vídeo tutorial sobre o Tuctor.


Outra mais simples e mais dinâmica e o site atépassar. Funciona como uma rede social, bem semelhante ao Facebook, e tem muitas funções também, inclusive grupos de estudos, montar planos de estudos e questões. Não gostei muito dos simulados que estão disponíveis, mas, com certeza, é uma boa opção para ajudar nessa preparação.

Uma boa opção para a resolução de questões é o site Questões de Concursos. Nele é possível fazer questões sobre todos os assuntos com base em concursos anteriores, por banca, por disciplina e comentado pelos próprios participantes do site.

Outro tipo de ferramenta são os fóruns. Os mais famosos são o Fórum Concurseiros e o CorreioWeb. Confesso não ser muito adepto aos fóruns, mas aos poucos estou participando mais, pois é uma forma de conseguir informações sobre o que está rolando no mundo concurseiros.

Há outras ferramentas como o YouTube e o Facebook. Mas cuidado com elas, para que não seja mais uma perda de tempo, do que uma forma de auxiliá-lo nos estudos. No YouTube tem muito conteúdo, entrevistas, aulas, enfim, diversos vídeos que considero importante assistir apenas no início da preparação. Depois, esquece. Só distração. Com certeza as melhores aulas não estão lá.

Já o Facebook, tem alguns grupos de estudo, mas, como não há um filtro, o público participante em geral não é focado. Então também não vejo com bons olhos. E tem muita gente que não consegue se desligar do face, passando até horas na rede social em vez de estudar.

Como forma de incentivo, deixo um vídeo do Alexandre Meirelles em uma entrevista para o canal Jovem Pan Online, em que ele fala sobre técnicas de estudo e sobre o seu livro, a partir do minuto 02:19.


E você, o que achou? tem alguma dica para dar? Comente abaixo. Sua participação é muito importante para alçarmos o objetivo final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...